compotas-e-conservas2


Quem nunca apreciou na casa dos avós um delicioso doce de compota que atire a primeira pedra! No tempo deles, inclusive, as conservas também eram bastante utilizadas na cozinha. Práticas e fáceis de fazer, deixam os alimentos saborosos e, claro, conservados!


Diferenças entre conservas, confit e compotas:

Confit: O conservante natural é cozido junto ao alimento que está sendo confitado – por exemplo, o confit de tomate, que é feito junto ao azeite.

Conservas: O alimento não é preparado necessariamente junto ao conservante natural.

Compotas: Elimina-se o máximo de água do alimento. O alimento vai ao fogo com algum ingrediente conservante para que a água evapore e ele se torne mais grosso. O exemplo mais conhecido das compotas são as geleias de frutas.


Compota De Figocompota de figo

ARTE INGREDIENTES

1 kg de açúcar;

50 figos verdes.

ARTE PREPARO

Figo:

Devem ser verdes; Dar um pequeno talho em cada fruto para sair o leite; Cozinhar os figos; Deixar esfriar e pôr na geladeira (no congelador) por 24 horas; Então, tirar as peles e ferver novamente para voltar a cor verde, conservando-se os figos cobertos com um pano durante a fervura;

Compota:

Fazer do açúcar uma calda rala, até o ponto de espelho; Adicionar então os figos preparados, ferver algum tempo e deixar esfriar; Servir em compoteira.


Conserva de berinjela

conserva de berinjela

ARTE INGREDIENTES

Sal a gosto;

1/4 de copo de azeite de oliva;

3/4 de copo de vinagre de maçã;

300g de castanha de caju quebrada ao meio;

300g de uva passa;

200g de azeitona picada;

2 cebolas cortadas em tiras;

4 berinjelas médias picadas em cubos médios;

3 pimentões cortados em tiras;

temperos: noz-moscada, orégano e ervas finas (sem exagero);

ARTE PREPARO

Coloque tudo em uma assadeira bem grande; Tempere uniformemente; Regue com o copo de vinagre e com o azeite; Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno preaquecido por uma hora; A cada 15 minutos deve-se tirar do forno e virar a mistura com uma espátula, passando o que estiver em baixo para cima e vice-versa; Para não passar do ponto, não deixe a berinjela secar demais e a uva passa inchar muito; Faça com 1 ou 2 dias de antecedência de quando for usar; Guarde em vasilhas fechadas, na geladeira; Dura cerca de 10 dias.

                Huddies Loja Online: http://www.huddies.com.br/