festa junina


Começou o mês mais esperado do ano e com ele a festa que não há quem não goste: a Festa Junina!

festa junina A festividade, que foi trazida para o Brasil pelos portugueses ainda durante o período colonial, reúne grande variedade de elementos culturais não só de Portugal, mas da China, Espanha e França, que, com o passar do tempo, misturaram-se aos aspectos culturais dos brasileiros nas diversas regiões do país.

O mês de junho é a época da colheita do milho, por isso grande parte dos doces, bolos e salgados são feitos deste alimento: pamonha, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho. Além desses, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

As tradições são também parte das comemorações. O mês junino é marcado pelas fogueiras,festa junina que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste é tradicional a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha geralmente ocorre durante toda a quermesse.  Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, ainda são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar.

Preparado para o melhor mês do ano? Então separa aquela blusa xadrez, um chapéu de palha, entra no clima da festança e simbora, sô!


                Huddies Loja Online: http://www.huddies.com.br/