Loucos por café! <3

café


Sabor e saúde em um único produto. Útil para o corpo. Essencial para a alma!

O consumo do café no Brasil tem crescido ano a ano e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 79% das pessoas tomam a bebida. Em média, cada brasileiro toma quatro xícaras por dia. Já tomou quantos cafezinhos hoje?

O café é uma planta nativa da Etiópia, e o primeiro registro comprovado sobre ele é do século XV. O café teria sido “descoberto” por pastores de cabras que casualmente perceberam que seus animais ficavam mais espertos e resistentes quando comiam aquela pequena cereja (o fruto do café).

caféAs duas espécies de café mais cultivadas no mundo são a Coffea arabica, ou simplesmente Café Arábica, e a Coffea canephora, o Café Robusta ou Conillon:

  • O Arábica produz cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Possui aroma intenso e os mais variados sabores, além de diferentes tipos de corpo e acidez. Pode apresentar diversas tonalidades de cor verde e é geralmente cultivado em regiões com altitude entre 400 e 1000 metros. É originário da África Oriental – região bem próxima da Arábia, e daí vem o seu nome.
  • O Robusta é um café originário da África Central, tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar (altitudes inferiores a 400 metros). Não possui sabores variados nem refinados como o Arábica. Sua acidez é mais baixa e, por ter mais sólidos solúveis, é utilizado intensamente nos cafés solúveis.

Para o degustador e preparador de café é essencial conhecer e saber sentir as características principais da bebida: doçura, acidez, amargor, corpo e aroma.

Fazer um blend é a arte de combinar cafés com características complementares: acidez com doçura, muito encorpado com pouco corpo, torra clara e torra escura, etc. Estas combinações visam equilibrar e valorizar as melhores qualidades de sabor, aroma, corpo e aparência. E assim é produzida uma bebida deliciosa e com características exclusivas. O blend do café é feito, em sua maioria, com os grãos crus, podendo também ser feito com os grãos após terem sido torrados.

caféTorrar o café tem que ser uma filosofia e não um processo. A boa torra é aquela que realça as melhores características de sabor e aroma de cada tipo de grão. É um processo de tempo/temperatura, onde ocorrem mudanças nos grãos crus. A torra clara dá um sabor final mais suave, leve. A torra média traz um pouco mais de presença e os sabores finais são equilibrados. Já os cafés da torra escura têm um sabor mais intenso, encorpado e agradam os que preferem bebidas mais fortes

A moagem, assim como o ponto de torra, é fundamental para a obtenção de uma boa bebida. Ambos devem se adequar ao equipamento com o qual será feito o café e à forma de preparo.

A cafeína estimula o sistema nervoso central, mantém a atenção e o humor, ajuda na respiração e na digestão e atenua a sensação de fome, o que pode ajudar nas dietas. Alguns estudos sugerem que uma xícara de café pode ajudar a acalmar os sintomas da enxaqueca.

Estudos recentes demonstram que, se consumido em doses razoáveis, o café não afeta o sono nem prejudica o coração. Pode, ao contrário, ajudar na ação preventiva de algumas patologias graves, como Alzheimer e Parkinson. O café contém também substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres.

 

Agora, a melhor parte: tomar o café! <3

Tv GIF - Find & Share on GIPHY

 

Café Mocha:

Icones-02

  • Café fresco;café mocha
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de sopa (15 g) de cacau em pó;
  • 1 colher de sopa (15 g) de água quente;
  • Açúcar;
  • Chantili e cacau.

Icones-01Prepare quanto café desejar. Faça uma calda de chocolate com água morna e pó de cacau adocicado. Combine tais ingredientes em partes iguais e misture em uma pequena tigela. Na caneca, misture a calda de chocolate com o café. Aqueça o leite no vapor. Encha a caneca com leite quente. Caso goste de mocha bem doce, coloque uma colher de chá de açúcar na bebida antes de completá-la com a espuma. Cubra-o com chantili, uma pitada de cacau em pó.


Irish Coffee:

Icones-02

irish coffee

 

  • 4 xícaras de café, forte e quente;
  • Açúcar a gosto;
  • 1 1/2 xícara de uísque;
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite fresco batido ou em lata.

 

Icones-01

Misture o café com o açúcar; Mexa para dissolvê–lo; Junte o uísque; Mexa novamente; Coloque em copos; Acrescente uma colher (sopa) de creme de leite.


 

Café gelado:

Icones-02

café gelado

 

  • 1 xícara de café;
  • 1 colher (chá) de doce de leite;
  • 2 colheres (chá) de chantilly;
  • Lascas de chocolate meio-amargo ralado;
  • 3 grãos de café torrado.

 

Icones-01

Unte uma taça hot drink com doce de leite. Coloque na taça o café, por cima o chantilly e em seguidas as lascas de chocolate. Decore com grãos de café sobre as lascas de chocolate.

 

               Huddies Loja Online: http://www.huddies.com.br/
« »

© 2018 . Theme by Anders Norén.