Sabe aquela promessa de todo ano de ter uma alimentação mais saudável? Pois bem, a dica é começar pela primeira refeição do dia! Especialistas afirmam que o café da manhã é a refeição mais importante e, essa refeição – que representa, em média, 20% das calorias diárias – pode trazer vantagens que nenhuma outra fornece.

Entenda:

Durante a noite de sono, o corpo humano consome energia através da glicose e do glicogênio, para que sejam mantidas importantes funções do corpo humano. Sendo assim, tais substancias precisam ser repostas logo ao despertar. Além disso, o intervalo entre a última refeição do dia e o café da manhã é muito grande, gerando alterações metabólicas no organismo, como o ganho de peso. Por isso, nada melhor do que um bom café da manhã para repor a energia perdida!

Um dos principais fatores para que o café da manhã seja a refeição mais importante de uma dieta é que ele pode fornecer a energia necessária para as atividades do dia a dia. É, portanto, indispensável o consumo de produtos ricos em carboidratos – como pães e cereais, principalmente os integrais –, proteínas e fibras – leites e frutas, respectivamente.

Segundo estudos, um bom café da manhã está diretamente ligado à diminuição da fome nas refeições seguintes, pois evita que a quantidade de alimentos nelas seja excessiva e, ainda, há uma diminuição da taxa de açúcar no sangue e aumento do nível de insulina após o desjejum.  Consequentemente, haverá maior controle no aumento do peso e, ainda, controle da diabetes! Há também o controle nos níveis do colesterol, principalmente se consumidos alimentos derivados do leite, com o queijo branco e iogurtes desnatados.

Por fim, um café da manhã reforçado pode trazer benefícios à memória! Se a refeição inclui leite e pão integral, um pedaço de mamão com aveia, a capacidade de memorização pode ser maior, se comparada a quem não costuma fazer o café da manhã, aumentando, também, a capacidade de concentração e de atenção.


Mas o que deve ter em um café da manhã saudável?

pao cereais carboidratos

Pães

 

Cereais / Pães: preferivelmente os integrais; contêm carboidratos, proteínas, vitaminas do grupo B, fibra e minerais.


leite lacteos queijo

Lácteos

 

 

Lácteos: de preferência com baixa quantidade de gordura (leite, queijo, iogurte); contêm proteínas de alto valor biológico, cálcio, fósforo e vitamina D.


 

frutas cafe da manha

Frutas

 

 

Frutas inteiras ou suco: contêm água, carboidratos, vitaminas A e C, minerais e fibras.


 

Sugestões:

sugestao 1sugestao 2café da manha

 

 

 

 

 

 


Agora sim! Prontos para começar o dia!

 

                Huddies Loja Online: http://www.huddies.com.br/

cafe da manha breville

 

 

 

 

 

Veja também: