O Manual da Pizza

pizza deliciosa


pizza com os amigos

O prato mais popular democrático de toda a culinária é capaz de agradar a Gregos e Troianos! Seja em uma reunião de amigos, um jantar improvisado em um sábado à noite, ou um programa minuciosamente pensado. Uma pizza sempre cai bem.

Ao contrário do que muitos pensam, a pizza surgiu na China e não na Itália. Há milhares de anos, os orientais inventaram uma espécie de massa assada que fazia parte da alimentação. Por volta de 1850, no entanto, os italianos aperfeiçoaram a ideia, acrescentando molho de tomate e queijo à receita. Isso porque a Itália era o maior produtor destes dois ingredientes. No início do século XX, a pizza chegou ao Brasil, trazida pelos imigrantes.


E para fazer uma pizza caseira? Confira essas dicas:

– Use tomates pelados para o molho, porque são mais adocicados do que os brasileiros.

– Prefira sempre que possível a farinha tipo 00, porque dá uma liga melhor a massa e ela cresce mais.

– Use pouca farinha na hora de abrir a massa


Agora, mão na massa!

Pizza de mussarela recheada com molho de tomate

pizza de mussarela

ARTE INGREDIENTES

Massa:

6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)

2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)

2 colheres (chá) de açúcar

2 colheres (chá) de sal

2 1/2 xícaras (chá) de água morna

1/4 xícara (chá) de azeite

farinha de trigo para polvilhar a bancada

azeite para untar a tigela

Recheio de mussarela:

1 1/2 xícara (chá) de queijo muçarela ralado grosso (cerca de 150 g)

1/2 xícara (chá) de tomates grape cortados ao meio (90 g)

1/4 xícara (chá) de molho de tomate caseiro para pizza

folhas de manjericão a gosto

farinha de trigo e fubá para polvilhar

 

ARTE PREPARO

Massa: Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos; Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante; Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.

Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira; Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês.

OBS: se a massa estiver no congelador, deixe descongelar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

Para o recheio de mussarela:

Com uma colher, espalhe o molho de tomate deixando cerca de 1 cm de borda da massa livre. Polvilhe a mussarela ralada e disponha os tomates. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até o queijo derreter e a massa dourar. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe a pizza assar por 10 minutos em forno alto e mais 2 minutos no grill, até formar uma bordinha crocante e dourada.

                Huddies Loja Online: http://www.huddies.com.br/

 

« »

© 2018 . Theme by Anders Norén.