Não importa o tamanho da cidade: é fato de que qualquer centro urbano conta com muitos prédios residenciais. Sendo assim, mesmo que morar em uma casa seja maravilhoso, os apartamentos têm conquistado o coração de várias famílias.

Em espaços mais compactos ou maiores, as possibilidades para personalizar o lar são muitas. Afinal, essa é uma estrutura bem versátil e cheia de conforto e aconchego.

Está de mudança, acaba de adquirir seu imóvel ou simplesmente quer renovar seu ambiente? Então confira 4 dicas de decoração para apartamento e invista!

1. Aposte no melhor uso das cores neutras

Na decoração para apartamento, a melhor opção é apostar em cores neutras. Como o ambiente é mais fechado e, em alguns casos pequeno, é bom contar com essa suavidade para refletir a luz e ampliar o ambiente, já que ela garante uma sensação de profundidade entre quatro paredes.

Isso não significa que todas elas devem ser brancas, por exemplo, ou em um único outro tom mais claro. Apenas que as cores mais leves dão um melhor efeito quando predominam. O colorido pode ficar por conta de tapetes, almofadas, quadros, entre outros.

2. Dê preferência para a instalação de móveis planejados

Embora seja interessante escolher móveis em lojas ou pela internet, um apartamento que conta com peças planejadas costuma ser mais organizado. Como o espaço é devidamente calculado, fica mais fácil investir em outros objetos depois e preencher possíveis lacunas.

Deixe para comprar separadamente mesinhas de centro, de canto, poltronas, pufes e cadeiras, por exemplo. Eles são mais fáceis de encaixar no ambiente e podem garantir a personalidade que você procura para seu lar. 

3. Use a criatividade para guardar e organizar suas coisas

Nada de deixar tudo espalhado por aí. A decoração para apartamento pode ser criativa com itens muito simples, como caixas organizadoras e prateleiras colocadas em locais estratégicos. 

Elas podem ser coloridas, com texturas diferentes e em materiais variados, para combinar melhor com a proposta do cômodo. Além de trazerem um toque a mais na composição visual, ainda garantem que tudo permaneça em ordem.

4. Considere a iluminação como parte da decoração para apartamento

Outra boa dica é pensar na iluminação do apartamento. Durante o dia, tente preservar ao máximo o uso de luz natural, para manter tudo bem fresco e arejado, o que ajuda na saúde e na qualidade de vida. 

Para a noite, você já pode ousar mais e pensar no uso de lâmpadas, abajures e recursos de iluminação para criar um ambiente mais intimista. Assim, o momento de relaxar será mais agradável e tranquilo, sem deixar de ser sofisticado.

A decoração para apartamento permite que você aproveite várias tendências atemporais, sem deixar de fazer uma produção que tenha a sua cara. Portanto, agora que você já sabe por onde começar, é só colocar a mão na massa e para que tudo fique como você sempre sonhou!Depois de ter sugestões mais gerais sobre o assunto, que tal passar para um cômodo específico? Conheça as melhores dicas para a organização do seu banheiro e veja como é importante cuidar do visual desse ambiente também!