Já ouviu dizer que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? Esse ditado não é mentira. É muito importante contar com receitas nutritivas logo no começo da manhã para enfrentar seus compromissos com mais disposição e energia.

E se elas forem rápidas, melhor ainda! Assim você consegue otimizar seu tempo sem ter que ficar na correria e acabar se cansando antes mesmo de ir para o trabalho ou começar as atividades de casa.

Que tal conferir algumas sugestões para manter a alimentação saudável e sair do tradicional pão com manteiga? Confira as sugestões que separamos e não demore a experimentar!

1. Salada de frutas com iogurte: um café da manhã prático e saboroso

A primeira receita para começar bem a manhã é muito prática, mas também cheia de sabor. Primeiro, escolhas as frutas de sua preferência, lave e corte e pequenos pedaços, para fazer uma salada colorida e bem completa.

Depois, escolha um iogurte para colocar por cima e misturar. O ideal é que ele seja desnatado ou semidesnatado, que contém menos gorduras, e tenha ingredientes mais neutros para que o gosto das frutas fique em evidência. Se gostar, adicione também sementes de girassol, linhaça, aveia ou castanhas. 

2. Sanduíche de pão integral: proposta que pode ter recheios variados

Se você não dispensa um carboidrato no café da manhã, saiba que ele pode ser consumido de maneira nutritiva e variada. O sanduíche de pão integral é bastante versátil e ideal para aquele dia que você precisa de mais energia logo cedo.

Os recheios podem variar, para que você nunca enjoe dessa opção. Você pode usar peito de peru com cream cheese, por exemplo. Ou ainda frango desfiado com creme de ricota, e ainda presunto com queijo branco. São inúmeras opções leves, mas que garantem a sustância que você precisa. 

3. Suco energético: uma opção que substitui o café preto

Para quem deseja substituir o café preto ou quer diminuir o consumo da bebida, a solução está em preparar um suco energético. Assim, você conseguirá espantar o sono e se sentir com mais disposição logo nos primeiros minutos do dia. 

Os ingredientes são kiwi, uva verde ou roxa sem semente e laranja. Você pode usar água gelada ou trocar pela água de coco, que é igualmente hidratante mas fornece um toque maior de sabor. Depois, é só bater no liquidificador, sem adoçar. Se possível, não peneire para que o suco não perca as fibras e demais nutrientes das frutas.

4. Crepioca: uma alternativa bem leve e muito fácil de fazer

A crepioca é uma das receitas mais simples e fáceis para o café da manhã. Você precisa simplesmente misturar, para a massa, um ovo inteiro e duas colheres cheias de massa pronta para tapioca.

Depois, bata muito bem e coloque em uma frigideira antiaderente, virando para dourar igualmente dos dois lados. Para rechear, você também tem uma infinidade de possibilidades: queijos magros com tomate e orégano, requeijão com frango desfiado e, se preferir algo doce, banana com morangos picados. 

Pronto! Com tantas receitas deliciosas e nutritivas para incrementar o seu café da manhã, não há dúvidas de que essa se tornará rapidamente a sua refeição favorita do dia, não é mesmo?E, para continuar a comer bem em qualquer horário, vale a pena se aprofundar um pouco mais em assuntos de culinária. Aproveite para aprender um pouco mais sobre temperos e condimentos e inove nos sabores de seus pratos!