Usar plantas na decoração é uma forma de levar o frescor e a tranquilidade da natureza para dentro do lar. Elas deixam qualquer ambiente mais aconchegante, leve e relaxante, pois o contato com a natureza sempre contribui para uma sensação de distanciamento do caos urbano.

Nem todas as espécies, contudo, se adaptam bem aos espaços internos da casa. Por isso, antes de sair distribuindo vasos pela sala ou pelos quartos, fique de olho nas dicas que reunimos neste post. Você poderá aprender como usar a vegetação para criar um charme a mais no seu lar!

Escolha bem as espécies na hora de usar plantas na decoração 

Cada tipo de planta demanda cuidados específicos. Algumas carecem de muito sol, enquanto outras devem ter exposição indireta. Há ainda espécies que não se desenvolvem em ambientes constantemente iluminados, sem contar com a quantidade de água necessária para a rega. 

Por isso, antes de comprar suas plantas, pesquise se a espécie vai se adaptar bem ao local que você deseja colocá-la. Fatores como iluminação, temperatura e umidade são muito importantes, e ignorar isso pode impedir que as folhas cresçam e fiquem bonitas por mais tempo.

Misture texturas e cores da vegetação

Uma dica muito legal para usar plantas na decoração é brincar com texturas, cores e tamanhos. Não tenha medo de errar: as plantas vão quase sempre combinar muito bem entre si. Deve-se escolher, porém, aquelas que “gostem” das mesmas condições de umidade e incidência solar no local em que vai posicioná-las.

Experimente brincar com vasos no chão, sobre as mesas e pendurados. Se você possui uma escada interna, por exemplo, coloque suportes pendentes, em posição de destaque. Um lindo bonsai em um dos patamares ou cactos no canto dos degraus ficam lindos para compor uma decoração moderna e jovial.

Preste atenção nos vasos e suportes 

Os vasos e suportes são essenciais para criar um efeito bonito e harmonioso. Você pode comprar conjuntos em tons e estampas próximas. Os modelos em cerâmica são ótimos para plantas bem pequenas, como cactos, ou para criar composições no chão, por exemplo. Já os recipientes de vidro ficam lindos sobre mesas e aparadores!

Se você for uma pessoa criativa, sabia que pode fazer seus próprios vasos? Garrafas vazias, potes e canecas podem ficar muito interessantes na decoração de salas, quartos e cozinhas, por exemplo. O importante é que eles fiquem em harmonia com o estilo do seu lar e combinem entre si.

Fique de olho nas proporções dos objetos e mobiliário

As proporções dos móveis e objetos de decoração fazem toda a diferença no seu projeto. Afinal, se o espaço for grande, você precisa usar plantas e vasos igualmente grandes. Um vaso muito pequeno ou uma espécie menor vai parecer um tanto perdido entre os outros elementos do ambiente.

Isso ocorre também com os espaços reduzidos. Se a planta for grande demais, além de atrapalhar a circulação das pessoas, pode trazer a impressão de que o local está bagunçado ou entulhado. Assim, busque aquelas espécies e propostas de arranjos que sejam proporcionais ao espaço que vai recebê-las. Isso garante que elas se destaquem em harmonia com o ambiente! 

Usar plantas na decoração é uma ótima maneira de levar frescor, paz e conforto aos ambientes. Portanto, não hesite em misturar espécies e usá-las em todos os ambientes. Preste atenção nas proporções, nos vasos e nos cuidados necessários. Afinal, você vai precisar cuidar delas para que fiquem bonitas e vivam bastante.Você já pensou em usar plantas na decoração da sua casa? Siga a gente no Instagram, Facebook, Twitter e no Pinterest para acessar muitas inspirações para criar ambientes gostosos no seu lar!