As toalhas são peças íntimas e de uso diário. Por isso, devem ser bem cuidadas para que não acumulem poeira e para evitar a proliferação de bactérias e fungos causadores de maus odores. A questão aqui é que muitas pessoas não sabem qual seria a melhor maneira de guardá-las até o próximo uso, o que pode reduzir bastante a vida útil desses pedaços de tecido.

Se esse é o seu caso e você sente que as peças de banho nunca estão cheirosas como gostaria, a leitura que segue vai fazer toda a diferença para sua casa. Venha entender as melhores dicas sobre como guardar toalhas corretamente!

Evite deixar suas toalhas no banheiro 

Sabemos que as toalhas devem ficar preferencialmente bem perto do local de uso. Afinal, não há nada mais irritante do que terminar de tomar banho e perceber que elas não estão ao alcance das mãos, certo? Porém, como o banheiro é um local úmido, o mais recomendado é deixar nele apenas aquelas toalhas que já estão em uso no momento.

Algumas pessoas, na tentativa de descobrir como guardar toalhas de maneira prática, acabam deixando as peças no armarinho do banheiro. Mas a depender do cenário, pode ser um erro. Se houver muita umidade no espaço, as toalhas correm o risco de ficar com cheiro ruim. A situação pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias, que agravam eventualmente os quadros de acne, frieiras e micoses, por exemplo.

Saiba como guardar toalhas no guarda-roupas

O guarda-roupas é, então, um dos melhores lugares para armazenar as suas toalhas! Entretanto, você deve prestar atenção em alguns cuidados para evitar outros problemas futuros. Pense que essas peças ficam em contato direto com seu corpo, por isso merecem a mesma atenção que você dedica às suas roupas íntimas.

A primeira sugestão aqui é não armazenar as toalhas limpas nas últimas gavetas. Por estarem mais próximas ao chão, ficam mais suscetíveis ao acúmulo de poeira e outras impurezas. O ideal é que fiquem a, no mínimo, 30 cm do piso.

Outro cuidado importante é mantê-las longe dos calçados, caso você tenha o hábito de guardá-los no armário. Afinal, por mais que sejam limpos antes de voltar para o lugar correto de armazenamento, eles sempre trazem resíduos da rua — e devem ficar bem longe das suas toalhas e peças íntimas!

Mantenha as toalhas em locais bem arejados 

Essa dica vale tanto para as peças de banho guardadas quanto para aquelas que estão em uso no banheiro. Muitas pessoas deixam as toalhas emboladas atrás da porta do lavatório. Não faça isso! Existem suportes específicos para que elas fiquem bem esticadas. Instale esses acessórios no seu banheiro ou lavabo, de preferência longe do vaso sanitário e em locais com melhor circulação de ar.

Quanto às peças que estão guardadas, procure encontrar um local pelo menos levemente ventilado para armazená-las. Se não for possível, encontre um espaço com boa circulação de ar na sua casa e as retire para tomar um pouco de sol com regularidade. 

A gente sabe que nem todo mundo está por dentro sobre como guardar toalhas corretamente para que durem mais e fiquem sempre macias e cheirosas! Contudo, agora não há mais motivos para não cuidar bem delas, certo? Basta adotar as dicas que acabou de ler para aumentar muito a vida útil e o conforto das suas peças de banho.Você já conhecia essas recomendações para guardar as toalhas? Experimente se cadastrar na nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo exclusivo para cuidar cada vez melhor do seu lar!