Para muitas famílias, a cozinha é o coração da casa. Como cozinhar se tornou uma atividade quase terapêutica e uma expressão gourmet, cada vez mais as pessoas têm se reunido para conversar enquanto preparam uma refeição saborosa e elaborada.

Por esse motivo, esse espaço tem se tornado uma das prioridades nos projetos de design de interiores e pensado sob medida para as necessidades de cada cliente. Se você também sonha com uma cozinha planejada, aproveite para ver 4 dicas incríveis para criar a sua exatamente do jeitinho que sempre sonhou. Confira a seguir!

1. Entenda o papel da cozinha para sua família

Se você pretende investir em uma cozinha planejada, ela deve se adequar às necessidades da sua família. Por isso, antes de comprar eletrodomésticos e pensar nas cores e estilo dos móveis, considere de que maneira o cômodo será utilizado.

Você costuma cozinhar sozinho(a) ou tem sempre alguém para ajudar? Quais são os tipos de alimentos mais preparados no ambiente? Como é feita a higiene do espaço?

Ainda que essa seja a sua primeira reforma, é provável que você já conheça os hábitos da sua família. A ponto de saber se uma bancada enorme para sovar massas ou uma bancada para eletrodomésticos, por exemplo, será realmente algo necessário.

2. Compre os aparelhos eletrônicos antes de encomendar sua cozinha planejada

Imagine encomendar uma cozinha perfeita e descobrir que o espaço é pequeno demais para o fogão que você comprou? Ou que a geladeira dos seus sonhos não cabe no local pré-determinado? Frustrante, não é mesmo?

Além disso, detalhes como o posicionamento das tomadas, interruptores e dutos de água dependem totalmente dos eletrodomésticos escolhidos. Se você pretende ter uma lava-louças ou uma coifa na sua cozinha, vale a pena escolher esses aparelhos antes de mandar executar o projeto. Isso evita muitas dores de cabeça no futuro!

3. Considere a quantidade de utensílios domésticos que você já tem 

Uma cozinha planejada deve ser capaz de absorver todos os seus aparelhos e acessórios. Por isso, na hora de solicitar o projeto, é importante orientar o profissional com o máximo de detalhes que você conseguir.

Se você é uma pessoa minimalista, por exemplo, pode não precisar de tantas gavetas e armários, tal qual uma pessoa que coleciona canecas ou que tem muitos pratos, travessas e talheres. Se o profissional sabe que você precisa ter acesso às suas formas de bolo e acessórios de confeitaria, vai criar um espaço confortável e funcional levando isso em conta.

4. Preste atenção nas medidas e no formato da sua cozinha

Um projeto personalizado viabiliza um bom aproveitamento, tanto dos ambientes maiores quanto menores. É conveniente que tudo seja proporcional e respeite o espaço de circulação e convivência, para que o cômodo lhe atenda da melhor maneira.

Assim, tire as medidas cuidadosamente e respeite o posicionamento de janelas, portas, encanamentos e eventuais conduítes. Observe ainda se a cozinha é mais comprida, quadrada ou se integra bem a outros espaços da casa. Tudo isso vai influenciar na hora de criar o melhor design para seu lar!

Uma cozinha planejada permite o melhor aproveitamento dos espaços e garante conforto e praticidade para toda a família. Assim, para ter um ambiente totalmente personalizado e funcional, contrate uma boa empresa e tenha atenção a todos os detalhes. Depois, basta desfrutar dos bons resultados!O que está esperando para começar a planejar a cozinha dos seus sonhos? Compartilhe este post nas suas redes sociais e peça dicas e inspirações para os amigos.